A Sagrada Escritura e Nossa Senhora

Algumas passagens da Sagrada Escritura sobre Nossa Senhora.

Predita e figurada no AT:

"Pois por isso o mesmo Senhor vos dará este sinal: uma virgem conceberá e dará a luz um filho, e seu nome será Emanuel." (Is. 7,14)

"E tu, Belém, chamada Efrata, tu és pequenina entre os milhares de Judá; mas de ti é que me há de sair o Messias, aquele que há de reinar em Israel, e cuja geração é desde o princípio, desde os dias da eternidade. Por isso Deus os abandonará até ao tempo em que der à luz aquela Virgem que há de dar à luz o Dominador, e então as relíquias de seus irmãos se juntarão aos filhos de Israel." (Mq 5,2-3)

"Porei inimizades entre ti e a mulher, e entre a tua posteridade e a posteridade dela. Ela te pisará a cabeça, e tu armarás traições ao seu calcanhar." (Gn 3,15)

"E o Senhor disse-me: Esta porta estará fechada; não se abrirá, e ninguém passará por ela; porque o Senhor Deus de Israel entrou por esta porta, e ela estará fechada mesmo para o príncipe." (Ez 44,2)

"E o Senhor apareceu-lhe numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça, e Moisés via que a sarça ardia, sem se consumir." (Ex. 3,2)

Ave Maria:

"E entrando o anjo onde ela estava, disse-lhe: Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres." (Lc 1,28)

"E exclamou (Isabel) em alta voz, e disse: Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre." (Lc 1,42)

Maria é humilde:

"Então Maria disse: a minha alma glorifica o Senhor e meu espírito exulta em Deus, meu Salvador. Porque olhou para a humildade de sua serva, doravante as gerações me chamarão de bendita. O Senhor fez em mim maravilhas, e Santo é o Seu Nome.".(Lc 1,46-49)

"Então disse Maria: Eis aqui a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a Vossa palavra." (Lc 1,38)

Jesus era-lhe obediente:

"E desceu com eles, e foi a Nazaré, e era-lhes submisso. E Sua Mãe conservava todas estas coisas em seu coração." (Lc 2,51)

A seu pedido, Jesus fez o Seu primeiro milagre:

"E, faltando o vinho, a Mãe de Jesus disse-Lhe: Não têm vinho." (Jo 2,3)

Maria nos orienta para Jesus:

"Disse Sua Mãe aos que serviam: Fazei tudo que Ele vos disser." (Jo 2,5)

Maria sofreu com seu Filho:

"E uma espada transpassará a tua alma, a fim de se descobrirem os pensamentos escondidos nos corações de muitos." (Lc 2, 35)

"Entretanto, estavam de pé junto à Cruz de Jesus Sua Mãe,..."(Jo 19,25)

Dada a nós como nossa Mãe:

"Jesus, pois, tendo visto sua Mãe e o discípulo que Ele amava, o qual estava presente, disse a Sua Mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí a tua Mãe. E, desta hora por diante, a levou o discípulo para sua casa." (Jo 19, 26-27)


©Prof. Carlos Ramalhete - livre cópia na íntegra com menção do autor

No comments:

Post a Comment

There was an error in this gadget